SINDRATAR-SP e SINDRATAR-RJ apoiam a iniciativa.  Inscrições abertas para evento que reunirá, no dia 24 de agosto, especialistas em pesquisa e desenvolvimento de aplicações voltadas para Modelagem e Simulação. Restam poucas vagas.

 

O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) e a OPENCADD, representante brasileira da Mathworks, desenvolvedora do programa MATLAB®, se unem mais uma vez para oferecer gratuitamente a segunda edição do OpenDay, no dia 24 de agosto, na PUC-Rio. Das 9h às 17h, no Auditório RDC, especialistas vão abordar cases de aplicações MATLAB®/Simulink para o desenvolvimento de projetos destinadas a veículos autônomos, transmissão de dados pela luz, desafios da Indústria 4.0 e gestão de projetos em Engenharia de Requisitos. As pautas abordadas no ciclo de palestras serão ministradas por pesquisadores, professores e profissionais do setor privado.  As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas neste link: https://www.opencadd.com.br/form-openday-puc-rio-2018/.

 

O uso desta linguagem de computação numérica auxilia diretamente na criação de modelos matemáticos, no cálculo de projetos complexos, no desenvolvimento de protótipos, na programação de dispositivos, na modelagem de sistemas e no uso de ferramentas de simulação. O MATLAB®/Simulink está presente nas indústrias automotiva, aeronáutica, de eletrodomésticos, computadores, serviços financeiros, aparelhos celulares, eletrônicos e até mesmo em projetos espaciais.

 

De acordo com o CEO da OPENCADD, Douglas Oliveira, “contar mais uma vez com o apoio da PUC-Rio é algo que muito nos honra. O Openday faz parte de uma série de iniciativas promovidas pela OPENCADD, que objetivam difundir conhecimento e abrir discussões, nos mais diferentes setores, sobre como se pensa e se aplica a tecnologia dentro do universo da Indústria 4.0 no Brasil. Prova disto, é a qualidade de apoiadores que temos este ano”.

 

Para  Luiz Fernando Martha, professor do Departamento de Engenharia Civil do CTC/PUC-Rio, “a linguagem de programação do MATLAB® é atualmente um padrão de fato em diversas instituições de ensino de Engenharia no mundo. É utilizado também por empresas de qualquer área que fazem uso de simulação computacional de problemas de engenharia, física, química, biologia ou economia.  Além das bibliotecas e pacotes (toolboxes) para simulação computacional nessas áreas, o ambiente MATLAB® proporciona muita facilidade para apresentação de resultados de simulação através de gráficos e imagens de diversas maneiras”. Em 2016, a PUC-Rio foi a primeira universidade brasileira a assinar um contrato do tipo TAH (Total Academic Headcount) com a OpenCadd para uso do MATLAB. O contrato permite que professores, alunos, funcionários e pesquisadores (sem limite de usuários) instalem o programa em seus computadores pessoais e nos laboratórios da Universidade, tendo acesso a praticamente todos os seus módulos adicionais (Tool Boxes).

 

Carlos Trombini, presidente do SINDRATAR-SP “o mundo contemporâneo exige a integração academia-indústria, realizada com grande sucesso pela Opencadd e pela PUC-Rio. A iniciativa deve ser realizada em todas as universidades, que trabalham com tecnologia”

 

Palestrantes:

  • Mauro Speranza – Prof. do Departamento de Engenharia Mecânica do CTC/PUC-Rio – Case MATLAB®/Simulink: Determinação da Trajetória ótima em pistas de corrida com restrições geométricas e dinâmicas
  •            Fernando Tourinho – professor e diretor do Clube de Engenharia do Brasil
  • Flávio Pol – Engenheiro da OPENCADD – Gestão da Engenharia de Requisitos
  • Renata Maré – Profª Poli-USP e Osvaldo Gogliano – Prof. da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)-USP – Transmissão de dados pela luz visível
  • Pedro Cortez e Rafael Rangel – Pesquisadores Tecgraf/PUC-Rio – Case: Ferramenta gráfica para Modelagem e Análise em Engenharia Estrutural
  • Jorge Zato – Gerente Corporativo de Engenharia e P&D – Trox do Brasil – Indústria 4.0
  • Sinvaldo Moreira – coordenador de planejamento e operações de estudos e planejamento energético da Brookfield

 

O II Openday é uma realização da OPENCADD em parceria com o Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) e conta com o apoio institucional das diretorias dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro do Sindicato das Indústrias de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar (Sindratar), Opencadd University, American Society Of Heating, Refrigerating And A-C Engineers (Ashrae), Associação Comercial do Rio de Janeiro, A. Salles Engenharia, Clube de Engenharia, CREA-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro), Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial e Trox do Brasil.

 

Serviço:

II OpenDay PUC-Rio

Data: 24/08/18

Hora: Das 9h às 17h

Local: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio

Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Auditório RDC, Gávea

Inscrições: https://www.opencadd.com.br/events/openday-pucrio-2018/